Blog

calendario header
18
set
2020

Meu filho está muito desobediente, como lidar?
Publicado em 18 de setembro / 2020

Situações em que crianças são desrespeitosas ou insistem em desobedecer os pais são bem comuns de se ver por aí. Esse é sem dúvida um dos maiores desafios para os tutores, lidar com a rebeldia e teimosia da infância exige um ótimo preparo psicológico.

O fato é que esse desconforto trazido por uma situação onde a criança dá o show particular dela é enorme. Os pais geralmente ficam constrangidos e tendem a não saber como reagir. Mas nesses casos, é fundamental que os pais saibam analisar o contexto e consigam identificar a raiz dos problemas.

Nesse artigo vamos dar dicas sobre como lidar com essas situações e o que fazer para evitar esses problemas. Vamos lá?

Ensine regras aos pequenos

A maior parte de nossas atitudes são frutos de comportamentos aprendidos. Afinal, ninguém nasce sabendo conviver em sociedade e precisa aprender as regras para poder se comportar. As crianças aprendem essa habilidade social de acordo com o valor de cada família e do ciclo social que está envolvida. 

Geralmente essa absorção de comportamentos acontece por volta dos 2 ou 3 anos de idade. Por isso a prevenção deve começar desde muito antes, quando a criança ainda é um bebê. A construção dessa habilidade social deve ser feita com muito carinho, cuidado e afeto. 

A partir desse vínculo sentimental é que as regras e limites poderão ser internalizados pelos pequenos. Uma rotina pré-estabelecida e ensinada desde cedo também poderá ser muito útil no futuro. A criança já saberá as regras e por mais que queira quebrá-las para satisfazer alguma vontade, entenderá que isso é errado. 

Conversa é a base de tudo

Quando mesmo sabendo das regras, a criança continua a desrespeitá-las, seja em casa ou na escola, é importante utilizar uma arma fortíssima: o diálogo. Muitos pais falham nessa parte pois querem utilizar outros métodos coercitivos sem nem ao menos tentar entender os sentimentos dos filhos.

E quando falamos em conversa, não é um monólogo onde só o adulto fala. Permita que seus filhos falem, que expressem o que estão sentindo e qual o desconforto em relação à regra estabelecida. Ouça com atenção e explique com brandura, mas com firmeza também. Descubra a emoção secundária por trás da rebeldia e tente resolver.

Em casos mais recorrentes em que o diálogo não resolver, talvez seja a hora de buscar uma ajuda profissional. Levar a criança ao psicólogo pode ser fundamental para prevenir um adulto problemático com sentimentos mal resolvidos na infância e comportamentos sociais desagradáveis.

Seja ponderado antes de ensinar o seu filho a ser

Não adianta cobrar que os pequenos sejam razoáveis em meio a desobediência se você perde a paciência rapidamente e esquece o diálogo. Entendemos que nem sempre as crianças estão tão abertas para essa conversa no momento de raiva. Então é preciso esperar que essa raiva diminua e ainda assim chamar para a conversa.

Faça com que as regras estejam claras, mesmo que precise desenhá-las e pendurar no quarto. Mas explique quantas vezes for necessário o porquê de cada regra e os motivos de obedecê-las. Gritos e palmadas nunca são uma boa opção, pois tendem a criar um ciclo vicioso e ensinar que só a violência resolve. Você cativará mais medo que respeito.

Por outro lado a omissão e a negligência também não podem ser o caminho tomado. Seja ponderado. Se o momento é de raiva, espere. Se é possível conversar na hora, faça-o. Assim você estará criando seu filho para se tornar um adulto consciente das regras sociais bem como de seus direitos e deveres.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais e fique ligado em nossos conteúdos. Toda semana preparamos um material novo para você! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.