Blog

calendario header
12
set
2017

A importância da leitura na infância
Publicado em 12 de setembro / 2017

A leitura é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos: além de ser uma grande aliada no processo de alfabetização, ela traz ela traz benefícios que duram até a vida adulta.

Os textos literários têm um grande papel nesse momento, pois as rimas, as histórias e os quadrinhos permitem que as crianças aprendam os mais variados recursos da língua. Além disso, isso aumenta a criatividade, estimula a imaginação e desenvolve senso estético dos pequenos, fazendo deles pequenos apreciadores de arte.

Quando elas entram em contato com essas histórias, acabam também tendo a capacidade de projetar situações. Seja o herói enfrentando o dragão, o sapo virando um príncipe, ou a bruxa lançando um feitiço, as crianças se envolvem com a narrativa até o ponto de se identificar com os personagens e com as situações.

Essa capacidade de projetar personalidades ajuda elas a enxergar outras perspectivas e ajudam elas a se colocarem no lugar do outro. Isso acaba gerando uma empatia e no desenvolvimento futuro do seu próprio ponto de vista, que vão ser importantes até quando chegarem à vida adulta. O que é importante não só como leitores, mas como seres humanos também.

As histórias têm muita importância nesse processo, pois quando as crianças se envolvem, isso ajuda no desenvolvimento de suas emoções, como inspiração, paixão, euforia e etc. Antes de tudo, a leitura deve provocar curiosidade e interesse para que a alfabetização (e desenvolvimento) delas seja da forma mais natural possível. A escola e os pais são importantes nesse momento, seja na escolha dos livros até à leitura em conjunto.

Ler é divertido e é essencial para o desenvolvimento das crianças. Para mais novidades, siga-nos no Facebook e Instagram!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.