Blog

calendario header
30
abr
2021

A importância de ensinar gratidão às crianças
Publicado em 30 de abril / 2021

Ensinar gratidão a uma criança é muito mais do que fazer com que elas digam “obrigado”, isso na verdade é aprender boas maneiras. Quando falamos em ser gratos significa desenvolver a capacidade de reconhecer e apreciar aquilo que os outros fazem por nós.

Esse tipo de sentimento cria crianças mais empáticas, generosas e altruístas, pois elas irão valorizar a convivência com outras pessoas e tirar boas experiências disso. 

Nos acompanhe neste artigo em que falaremos mais sobre como ensinar gratidão aos pequenos e a importância desse sentimento para suas relações interpessoais.

Dê o exemplo

Primeiramente vamos lembrar que os pais são o primeiro modelo de comportamento para uma criança, elas vão se espelhar em você para falar, conversar e agir. Por isso é muito importante ter atenção no seu comportamento perto dos pequenos para que eles possuam um bom espelho.

Então, quando a criança vê os pais agindo de maneira egoísta ou grosseira e brigando com outros adultos, o natural é que ela copie esse comportamento. Para lhe garantir bons relacionamentos interpessoais, você deve portar-se da maneira que gostaria que ela fizesse também.

Ensine que os outros também têm necessidades

É natural, e até esperado de uma criança pequena, algumas atitudes egoístas. Isso é um instinto natural de proteção, pois o pequeno deve garantir as suas necessidades primeiro a fim de sobreviver. Mas com o tempo eles começam a entender mais sobre o senso de empatia e os pais podem (e devem) ajudar nessa etapa.

Assim, com o tempo, irá diminuir na criança a sensação de frustração ao não conseguir imediatamente o que quer ou ter que esperar outra pessoa ser atendida primeiro. Você pode ajudá-la a ver que nem sempre as suas necessidades vão ser as mesmas de um amigo, assim deve-se ter paciência com o outro.

Mostre como dividir

Outro ponto importante é ensinar o pequeno como dividir os seus pertences. É comum ver crianças que se irritam ao ter que emprestar um brinquedo ou outro objeto seu para um colega, devemos tentar diminuir esse sentimento ao explicar para ela a satisfação de doar algo para alguém querido.

Isso vai engrandecer as habilidades sociais da criança, melhorando a convivência dela com seus colegas, além de fazê-la reconhecer melhor o que tem, valorizando isso. Dividir implica aprender a ter consideração com os demais e ampliar os horizontes sobre o mundo.

Demonstre gratidão

Uma extensão da dica sobre dar o exemplo é fazer isso com a própria criança. Quando o seu filho lhe fizer algo bom, agradeça a ele pelo gesto e mostre como isso foi importante para você. Isso cria um reforço positivo para a atitude dele, além de ser uma demonstração do comportamento que você quer estimular.

Outro conselho é falar com o pequeno sobre coisas pelas quais você é grato. Durante a conversa o incentive a fazer o mesmo, dê um exemplo e peça para que ele continue, assim isso cria um momento de compartilhamento que o seu filho irá valorizar.

Viu como é simples colocar a gratidão na vida do seu filho? Continue com o bom trabalho e você terá um adulto mais empático, gentil e generoso. Compartilhe também as nossas dicas para espalhar essa mensagem de boa convivência.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.