Blog

calendario header
23
jul
2021

A importância da amizade para o desenvolvimento das crianças
Publicado em 23 de julho / 2021

É comum que as crianças se aproximem umas das outras e estabeleçam laços entre si, isso é essencial para desenvolver habilidades emocionais e sociais, aprender a lidar com conflitos e também criar senso de comunidade.

Essa semana nós comemoramos o Dia do Amigo, e por isso viemos falar um pouco mais sobre como a amizade afeta o desenvolvimento das crianças. Veja só!

A amizade e o bom desenvolvimento

A amizade na infância é uma importante ferramenta para a saúde emocional dos pequenos, pois os ensina a ter mais empatia e autoconfiança. 

Ter amigos acaba sendo um fator de proteção social. Por exemplo, uma criança que se enturma bem na escola, alcança mais estabilidade emocional e tem um melhor rendimento escolar.

Brincadeiras de grupo também são positivas para desenvolver as habilidades emocionais e sociais. Nelas os pequenos aprendem como resolver conflitos, além de verem na prática como lidar com normas e processos que envolvem relações interpessoais.

O papel do pais

Todos nós sabemos que os filhos se espelham muito nas atitudes dos pais, certo? Por isso eles são fundamentais na busca dos pequenos por cultivar amizades.  

O convívio social dos pais acaba refletindo na criança, então se o filho vê seus responsáveis com um grupo animado e confiável de amigos próximos, provavelmente ele irá querer fazer o mesmo.

Mas mesmo servindo como espelho, é importante ressaltar que os pais devem interferir o mínimo possível nessas relações. Eles podem agir como mediadores de conflito, deixando as decisões finais para os pequenos.

Enriquecimento intelectual e emocional

Por ser um momento de inventar brincadeiras e histórias, as atividades em grupo com amigos são perfeitas para explorar a imaginação dos pequenos. 

No futuro isso irá se refletir positivamente para os pequenos, pois eles se tornarão adultos mais comunicativos e que irão saber encontrar novas soluções para os seus problemas.  

A convivência com amigos também estimula a criança a dividir os seus pertences e a criar mais empatia pelo próximo. Por exemplo, se um de seus amigos ficar chateado por alguma atitude sua, o pequeno pode se colocar no lugar dele, entendendo sua dor e buscando resolver a situação. 

Gostou do nosso artigo? Compartilhe nas suas redes sociais e mostre a outros pais sobre a importância da amizade no desenvolvimento dos pequenos. Até a próxima!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.