Blog

calendario header
18
dez
2020

Entenda sobre o famoso método de educação montessoriana
Publicado em 18 de dezembro / 2020

Você já ouviu falar da Escola Montessoriana? Ela é a instituição de ensino que utiliza o método educacional criado pela educadora, pedagoga e médica italiana Maria Montessori. E vem despertando, cada vez mais, a curiosidade de muitos pais e mães. 

Formada no curso de medicina, Maria Montessori trabalhou com crianças portadoras de necessidades especiais, e a partir dessa vivência desenvolveu o método conhecido como montessoriano – nome para fazer relação com o seu sobrenome. 

A princípio a aplicação foi feita nas escolas de educação infantil da Itália. Logo a filosofia de ensino desenvolvida pela educadora se espalhou cada vez mais ao redor do mundo. Quer saber mais sobre? 

Continue o texto e boa leitura! 

Quais são as características da educação montessoriana? 

Enxergar a criança como um indivíduo que precisa de estímulos para o seu desenvolvimento global é  sem sombra de dúvidas uma das principais características da educação montessoriana. 

Transmitir conteúdos é fundamental, mas o método acredita que a educação vai além disso, sendo um momento para o amadurecimento social, cognitivo, emocional, cultural, das crianças. 

Alguns outros princípios montessorianos são:

Educação é ciência: O processo educativo deve ser baseado no método científico para compreender a criança e o ambiente educacional. 

Educação Cósmica: Na educação montessoriana acredita-se que o educador deve organizar o modo de levar o conhecimento à criança.

Ambiente preparado: O local destinado à criança deve ser preparado para promover o seu desenvolvimento global. Para isso, é comum que as escolas e lares montessorianos tenham espaços que atendem as necessidades das crianças, com mobília do tamanho de cada faixa etária, o que permite aos pequenos terem livre acesso aos materiais e móveis.

Como funciona a escola montessoriana?

A autoeducação é a principal característica da escola montessoriana. Nesse sentido, a criança é vista como personagem importante e com papel ativo no processo de aprendizagem. 

O aluno é quem constrói o seu ritmo de aprendizagem e passa por diferentes estágios, que se tornam mais complexos conforme avança. É entendido então, que a aquisição dos conhecimentos, a aprendizagem em si, é um processo de dentro para fora, conforme o ritmo e interesse do aluno.

Na escola com a filosofia montessoriana, o ambiente possui um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Por isso, a estrutura desse tipo de escola conta com espaços que permitem a livre circulação e movimentação dos estudantes. 

Além disso, as salas de aula e demais ambientes possuem materiais ao alcance da criança, perfeitamente organizados conforme o grau de dificuldade. 

Veja algumas peculiaridades: 

  • A escola montessoriana utiliza utensílios do cotidiano da criança para auxiliar em seu aprendizado;
  • As classes são compostas por estudantes de idades diferentes;
  • O professor tem um papel de mediador do aprendizado;
  • Os materiais utilizados são lúdicos, atraentes e de texturas, cores e formatos diferentes;
  • Os alunos têm a liberdade para trabalhar em um assunto ou material de seu interesse pelo tempo que ache necessário;
  • O currículo adotado pela escola montessoriana é multidisciplinar, trabalhando um assunto por meio de diferentes disciplinas. 

A avaliação Montessoriana

Os boletins montessorianos são regidos por conceitos em vez de notas! A avaliação é diária, com anotações sobre os avanços pedagógicos, a relação com os outros e com o mundo. São feitos pareceres descritivos sobre o que o aluno conquistou, o que está desenvolvendo e o que ainda falta atingir.

Isso é o que se apresenta para os pais. Claro que, por uma questão de exigências burocráticas, os conceitos são convertidos em notas para possibilitar as devidas certificações. Mas estas não fazem diferença na avaliação contínua do Ensino Infantil.

E aí gostou desse tipo de método? Conta pra gente o que achou em nosso post nas redes sociais. Até a próxima, tchau! 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.