Blog

calendario header
10
dez
2021

Como incentivar seus filhos à leitura?
Publicado em 10 de dezembro / 2021

A leitura é uma parte fundamental do desenvolvimento dos pequenos, pois enriquece o seu vocabulário, melhora o foco e a atenção, estimula a busca pelo conhecimento, melhora a comunicação e ainda traz vários outros benefícios para eles. 

Mas, com toda a tecnologia e estímulos visuais que circundam cada vez mais a nossa vida, como estimular as crianças a tirar um tempinho para ler? Continue a leitura e confira nossas dicas. 

1. Leia junto com ele

Uma boa forma de trazer o hábito da leitura para o lar é inseri-lo na rotina da família. Reserve um momento para realizar uma leitura em conjunto e, assim, introduzir o pequeno à essa nova experiência. 

A hora da leitura pode acontecer antes de dormir ou depois do café da manhã, contanto que seja um horário em que vocês possam ler com tranquilidade, sem interrupções. Estimule o interesse pela história, fazendo perguntas ou até dramatizando algumas cenas.

2. Leve a criança em bibliotecas, livrarias e encontros literários

A leitura pode ficar mais divertida se a criança deixar de vê-la como uma obrigação da escola ou do lar. Para isso leve-a a espaços que sejam dedicados aos livros.

Muitas bibliotecas e livrarias contam com espaços próprios para crianças, com obras dedicadas a várias faixas etárias, brinquedos e até momentos com contação de histórias. Deixe o pequeno livre para folhear as páginas, descobrindo aquilo que mais lhe chama a atenção. 

3. Crie um espaço de leitura em casa

Quanto mais acessível os livros são para a criança, mais fácil para ela fazer uma associação positiva com eles. Por conta disso, uma boa dica é criar um espaço especial de leitura em casa.

Reserve um local calmo, com assentos confortáveis e boa iluminação. Deixe também um acesso fácil aos livros, para que ela não tenha de pedir sempre que quiser ler. Nós já preparamos um artigo sobre como montar uma biblioteca infantil em casa, confira clicando aqui

4. Demonstre interesse pela leitura dele

Depois de terminarem um livro junto, por que não reservar um tempo para conversar sobre? Faça perguntas sobre o enredo para que a criança seja estimulada a refletir acerca da leitura.

“Qual parte você mais gostou?”, “Você acha certo o que o personagem fez?” ou “O que você faria de diferente dele?”, são bons exemplos de como começar esse debate com o seu filho.

Gostou do nosso artigo? Compartilhe essa informação e ajude mais pais a estimularem a leitura em seus filhos. 

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.