Blog

calendario header
08
out
2021

Como estimular a criatividade das crianças!
Publicado em 08 de outubro / 2021

Naturalmente as crianças possuem uma imaginação mais aflorada, mas para que ela possa ser realmente desenvolvida, os pais precisam dar uma ajudinha aos pequenos.

Com o uso cada vez maior da tecnologia a criança pode ficar presa a um só tipo de estímulo. Dessa maneira cabe aos pais e educadores incentivar novos desafios que encorajem a criatividade do pequeno.

Neste artigo vamos falar sobre algumas dicas que podem ajudar a desenvolver a criatividade infantil. Continue a leitura para conferir. 

1. Responda perguntas, mas também deixe a criança buscar respostas

É normal que crianças façam muitas perguntas sobre temas variados, os pais devem se preparar para isso e tentar responder da melhor maneira possível, seja qual tema for. Porém, se você não souber a resposta exata, estimule o pequeno a procurá-la.

Ensine seu filho como fazer pesquisas por meio de livros ou na internet, ajude-o a procurar por respostas e a entendê-las. Dessa maneira você estará fazendo com que a criança expanda os seus horizontes.

2. Não imponha a forma de fazer as coisas

Seu filho ainda está descobrindo o mundo, por isso ele não necessariamente vai fazer tudo da forma “correta”. Em trabalhos artísticos, por exemplo, é comum o pequeno desenhar animais ou plantas com cores não naturais ou de uma forma diferente da natureza. 

Deixar que a criança faça isso é uma maneira de estimular sua criatividade. Ter um adulto sempre corrigindo sobre o modo de fazer as coisas pode deixá-la frustrada, por isso procure não intervir, a não ser em situações de comportamento duvidoso, como ser agressivo ou violento. 

3. Incentive seus gostos

Uma forma bastante natural de estimular a criatividade infantil é incentivando os gostos do pequeno. Por exemplo, se o seu filho fica feliz em dançar, procure colocá-lo em uma aula de dança, ou se ele acha interpretação divertida, que tal criar uma peça para apresentar à família?

Porém, lembre-se de que não se deve forçar a criança a praticar algo que não gosta. Respeite sempre as suas preferências, dessa maneira os resultados serão mais positivos.

4. Brincar de faz de conta

Para estimular a criatividade do pequeno nada melhor do que usar a imaginação, o que é uma habilidade bem importante na resolução de problemas. O mundo da fantasia faz parte do cotidiano da criança, pois está nas historinhas que ela ouve e consome.

Procure alternar nessas referências, inventando histórias, trazendo contos de outras culturas e diversificando nos livros infantis. Deixe também a criança livre para conceber suas próprias ideias, criando experiências novas.

5. Vá a lugares que estimulem a imaginação

Uma boa alternativa para pipocar a mente dos pequenos de ideias é apresentá-los a novos ambientes. Deixá-lo em contato com a arte pode ser muito positivo, por isso organize passeios a museus, bibliotecas e teatros, de forma a aumentar sua gama de referências.

Outra alternativa é levar a criança para ambientes naturais, como parques, praias e florestas. Isso faz com que o pequeno tenha um contato maior com a natureza e os seus estímulos.

Viu como estimular a criatividade dos pequenos pode ser simples e divertido? Coloque as dicas em prática, procure outras maneiras de estimular o seu filho e ele se tornará cada vez mais criativo!

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.