Blog

calendario header
30
jul
2021

05 dicas para lidar com a birra dos pequenos
Publicado em 30 de julho / 2021

Você provavelmente já presenciou ou passou por uma situação assim: a criança começa a chorar e logo mais está gritando, esperneando e se jogando no chão. Isso pode acontecer por ter o pedido de um brinquedo negado ou quando um passeio chega ao fim e ela se recusa a ir embora.

É normal que crianças muito novas não saibam lidar com situações de rejeição, em que elas sejam contrariadas. Ao presenciar uma birra, muitos pais ficam sem reação, ou pior, descontam imediatamente no pequeno.

Para que você entenda a melhor maneira de lidar com uma birra de criança, separamos aqui algumas dicas para ajudar nesses momentos.

1. Esqueça as outras pessoas

É comum que uma situação de birra em público vire palco para os olhares julgadores dos que estão em volta. Para evitar constrangimento não faça contato visual com os demais e se concentre em resolver o que está acontecendo com a criança.

Alguns pais optam por ceder apenas para sair daquele momento considerado embaraçoso, mas pense bem, o que é mais importante: a educação do seu filho ou esses olhares de julgamento momentâneos?

2. Resolva o conflito sem violência

Esse não é o momento para perder a cabeça e começar a gritar de volta com o seu filho. Sabemos que os pais ficam sob muito estresse, sendo muito fácil se irritar com o comportamento da criança, mas tenha em mente que bater ou xingar não vai resolver a situação.

O pequeno está sempre em busca de se espelhar no comportamento dos adultos, por isso se você transmitir calma e segurança, ele ficará envergonhado da própria atitude. O ideal é buscar ações que gerem resultados prolongados e que sejam positivos para o vínculo entre vocês.

3. Não ceda à birra

Caso os pais cedam aos desejos da criança só para acabar com a birra, isso passa para ela a mensagem de que esse é o melhor jeito de conseguir as coisas. Então, esse vai se tornar um comportamento comum e cada vez mais difícil de lidar.

A melhor dica aqui é para que você mantenha a calma, posicione-se na altura dela, olhe diretamente em seus olhos e explique que o que ela quer não é possível no momento. Por mais que o pequeno grite e esperneie, deixe claro que aquela não é a maneira certa de conseguir atenção.

4. Converse sobre o ocorrido

Depois do ataque, é essencial conversar com a criança sobre o ocorrido. Faça isso de maneira tranquila, para que seu filho não encare o papo como um sermão ou ameaça, mas que entenda as consequências desse tipo de comportamento.

Escute-o e deixe que o pequeno fale sobre o seu comportamento, liberando suas emoções. Após isso, explique a ele que você entende o motivo da chateação, mas que a sua atitude foi pensada para o bem dele. 

5. Deixe os limites claros

Para evitar que esse tipo de situação volte a se repetir, é importante que os pais deixem claro as regras para o seu comportamento. A criança precisa entender que esses limites fazem sentido e que podem ser cumpridos por ela.

Mesmo assim, os pais devem ter ciência de que novos hábitos podem causar estresse nos pequenos e levar a comportamentos birrentos. Procure manter um diálogo aberto com seu filho para prevenir momentos assim.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais! Em breve voltaremos com mais conteúdo sobre o universo infantil.

compartilhar compartilhar compartilhar compartilhar

Comentários

Sem comentários.